quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Você é um troll? Faça o Teste!

Ultimamente se fala muito em troll, então resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e fazer um post sobre eles. Dedicado a vocês, troll’s (:

Definição:

Uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O objetivo do troll é ganhar atenção, nada mais.

Como agem os troll’s

Acendem o fogo e somem

Geralmente eles postam uma mensagem de polêmica grande já esperando uma reação em cadeia.O troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão.

São insistentes e irritantes

O que o troll mais odeia é ser ignorado, ou notar que não está conseguindo irritar a “vitima”. Ele irrita, ou “cutuca” tanto a vítima que a faz perder o controle e apelar para palavras de baixo calão, se a pessoa ceder, ela mesmo se auto-difama. (Isso soou como pleonasmo)

O pior de tudo é quando eles são cheios de falácias, ou quando discordam concordando, não tem argumento nenhum e estão lá pra ganhar IBOPE. Geralmente eu dou muita risada com troll’s assim, eles mostram algo que você deixou de lado, ou algo mais complexo sobre o assunto, só pra dizer que entende mais do assunto que você, que é um supergênio, ou os mais humildes, que é um superdotado.

Vocábulo “amplo”

Muitas vezes eles usam de todo seu vocábulo, para questionar, usam todo conhecimento, e se não tem nenhum, pesquisam, só pra ver o “circo pegar fogo” lhe expondo, contradizendo seu conhecimento ou sua formação intelectual

“A culpa não é minha”

Sempre se fazem de coitados, se fingem de educados e sempre se referem a vitima como troll para dizer que não é um troll.

Como se defender?

Os trolls nunca irão ser extintos, ainda mais na internet que é algo tão público e obviamente, todos tem o direito de expressar sua opinião, ou ficar calado. Há uma única regra para se defender dos troll’s, e poderia ser uma nova campanha: “NÃO ALIMENTE OS TROLL’S”

É só isso, se você está sendo vitima de um troll, em algum fórum, em seu twitter, em seu Orkut, facebook, sei lá mais que trocentas redes sociais que você possui conta, ou até mesmo em seu blog, ou vlog, só siga essa regra, ignore.

Você é um?

Claro que não é todo aquele que faz uma crítica que é um troll, cada pessoa tem uma personalidade, isso é compreensível, mas até mesmo Ted Bundy que foi um serial killer era educado, o que custa repassar a educação na hora de fazer uma crítica?

Duas blogueiras de um site de humor britânico,desenvolveram um teste para ver se você é ou não um troll. Aqui segue o teste:

Situação – Você encontra no comentário de alguém, sobre determinada matéria, uma informação fatual errada. O que você faz?

a) Respira fundo, abre um comentário com seu nome verdadeiro e escreve: “Olá, fulano, na linha tal você disse que isso, isso e aquilo, mas não é bem assim”, e explica o correto.
b) Pega essa informação errada, copia o link ou dá um Print Screen. Então, insere uma piadinha de sua autoria sobre o erro do fulano e publica no seu próprio blog. Depois, volta à discussão postando essa sua obra de arte na esperança que os demais achem engraçado.

c) Corrige o erro de fulano sem notar que, antes de você, 15 pessoas já fizeram isso.
d) Revolta-se com o pobre fulano, o chama de burro, manda calar a boca e posta ainda outras palavras de baixo calão, impublicáveis neste espaço.

Se você respondeu A: Sinta-se orgulhoso, pois você é o imã que mantém os internautas sensatos em torno de uma discussão. Sem pessoas como você, todos perderiam a fé nos comentários e em suas respectivas matérias, porque as discussões seriam um amontoado de insultos e frases sem sentido. A internet ficaria vazia em pouco tempo. Já experimentou criar seu próprio blog? É uma ferramenta e você deve ter muita coisa interessante a dizer!

Se você respondeu B: Você é um malandro promotor de si mesmo. Aproveitando-se dos erros dos outros, consegue criar algumas piadas geniais (outras nem tanto), em um espaço onde geralmente nenhum desses comentários engraçadinhos é bem-vindo. Já que o humor é a sua praia, sugerimos que você use um desses sites destinados às brincadeiras. Eles estão sempre aceitando colaborações!

Se você respondeu C: Você age como um eco, poderia para de fazer isso e começar a contribuir para a discussão. O Twitter é um bom exercício: ache uma informação construtiva em outro site e simplesmente retwitte isso.

Se você respondeu D: Aí não tem jeito, você é mesmo um Troll. Por sorte, criaram um espaço onde você se sentirá muito confortável: o Formspring. Lá não se faz nada além de perguntas pessoais, você pode gastar o dia fazendo questões engraçadinhas para que os outros respondam, e vice-versa. É uma boa se você quiser ser aceito por outros internautas sem abrir mão, digamos, de suas características.

Há alguns blogueiros, ou moderadores de comunidades, fóruns que expõe regras. Apagam comentários de troll’s. Particularmente, eu não ligo nem um pouco de comentários ou criticas de troll’s. Nem sequer apago comentários de trolls (Mas depois de pesquisar sobre o assunto acho que devo começar a fazer isso)

Como eu já li em um blog, não faço referência porque eu não tenho uma memória boa, que dizia: “Sou sim parcial, afinal o blog é meu e eu faço o que eu quiser com ele, e eu falo e posto o que eu quiser nele”. Gostei disso, e tem toda a razão, eu escrevo no meu blog porque eu gosto, não porque eu tenho que agradar quem lê.

Tanto que em algumas dicas de blogs que li, falava a respeito de deixar ou não comentários em blogs, isso fica com o blogueiro, mas é um bom “ANTI-TROLL”.

E aí? Algum troll ?

*O teste encontrei no www.hypescience.com, imagem de Guilherme Briggs, definição: Wikipédiia

16 comentários:

  1. as pessoas quase nunca aceitam as opniões das outras ainda mais na internet como nao saber q vc q postou isso nao é um troll maior bobeira isso quer acabar com os troll? aceitem as opiniões dos outros quem falou q vc ta certo.

    ResponderExcluir
  2. Mas que merda de blog, esse papel de parede é horrivel se parece até com os spams da minha tia. Larga essa bosta e vai fazer algo produtivo com a sua vida, filhote de macumba.

    ResponderExcluir
  3. ser troll é diferente de opinar em algo,
    particularmente gosto do papel de parede, gosto de borboletas :D
    eu não sou uma blogueira, digamos, "ao pé da letra"
    eu posto textos aqui quando não tenho nada pra fazer, note que tenho esse blog a um ano e não postei nem 20 textos.
    KFPOAKDSFPOAKSDPFOK'
    filhote de macumba eu ri demais
    KFPASKDFPOASKDPFOK'
    ha, eu acho que faço coisas produtivas com minha vida, dedico parte dela a trabalho voluntaário, além de que meu emprego é legal, eu faço o que gosto, ensino informática a crianças carentes, também estudo.. acho minha vida bem produtiva (:
    - Usem menos Falácias ;)
    Obrigada pelos comentários e criticas, ou só criticas, sei la.. (:

    ResponderExcluir
  4. sim sim Matheus, e dos bons,
    eu me divirto muito, por esse lado,
    dá pra ver que trolls não devem ser extintos (:

    ResponderExcluir
  5. Trolls são nada mais nada menos que pessoas fracassadas na vida real e por causa disso precisam chamar atenção na virtual. São a escória da sociedade virtual e merecem ser tratados como tal.

    ResponderExcluir
  6. Faz o favor de arrumar um Layout de qualidade. Caramba, já estou até com dor nos olhos !

    ResponderExcluir
  7. Otima análise psicológica Diego
    KFAOPKSDFPOAKDSF'
    tenho raiva naão, até me divirto.
    Vocês estão começando a me convencer do layout, mas eu gosto desse, e ele vai ficar do MEU gosto mesmo :)
    Já ouviram aquela frase do CBJR? "molduras boas não salvam quadros ruins?"
    Não adianta eu ter um layout que vocês achem bom e o blog não ter conteúdo, na descrição está escrito que tem coisas supérfluas e coisas não tão supérfluas. Não to garantindo nada (:
    Obrigada pelos comentários (:

    ResponderExcluir
  8. pior é os peida na farofa que ligam pro que é dito
    no ambiente virtual só tem o nome de usuário escrito e o cara se sente ofendido volta pra discutir e alimentar os troll's .

    ResponderExcluir
  9. Trollagem é sacanagem...Rimou hauhauah

    ResponderExcluir
  10. Agora virou modinha falar de Troll's, falar mal de Fiuk e Restart!
    Mas foi interessante o que foi escrito nesse post!
    Continue assim e você vai longe, tem muito potencial!

    ResponderExcluir
  11. 2-D Tem que aprender muiiiito antes de tentar ser um Troll! Belo papel de parede! :)

    ResponderExcluir
  12. Obrigada JTLago, pelo menos alguém além de minhas amigas gostou do papel de parede. ^^
    Obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir
  13. Quando disse que 2-D é um troll "dos bons"
    foi no sentido de engraçado.
    Creio que um bom troll, saiba persuadir maquiando suas falácias (:

    ResponderExcluir

* Nada de palavrões aqui, por favor.
* Seja educado e passe o respeito adiante.
* Bananas de pijamas, descendo as escadas, bananas...♫