sexta-feira, 23 de julho de 2010

O que houve com o Limbo?

Definição para Limbo:

O Limbo, na Igreja Católica Apostólica Romana, é "um lugar fora dos limites do Céu, mas privado da visão beatífica de Deus" e, por isso, da felicidade suprema e eterna. É um lugar para onde iam as almas inocentes que, sem terem cometido pecados mortais, estão para sempre privadas da presença de Deus, pois seu pecado original não foi submetido à remissão através do batismo. Vão para o limbo, por exemplo, as crianças não-batizadas.

"O Limbo não deve ser confundido com o estado de purificação do Purgatório que antecede o juízo particular e o ingresso das almas na beatitude celeste. No Limbo, não há penas nem purificação a serem realizadas".

Mas como assim? Não é céu, não é inferno, não é purgatório? Que confusão!

Para a maioria dos católicos, o conceito de limbo nunca foi muito claro, e pode notar que ninguém fala mais em limbo, nem sequer se consta mais nos livros de catecismo. Em 2007 a Igreja Católica assinou a “certidão de óbito” do limbo, num documento que menciona “uma base teológica e litúrgica séria para esperar que os bebês não batizados que morrerem são salvos e levados a felicidade eterna” (Comissão Teológica Internacional).

Por que a mudança de “opinião”?

Um jornalista francês chamado Henri Tincq chamou o limbo de “uma herança pesada, defendida desde a Idade Média até o século 20, por uma Igreja manipuladora (eitcha! O_o), desejosa de usar a ameaça do limbo para coagir os pais a batizar seus filhos o mais rápido possível”. (safadinhos u.u’). E a Igreja precisava se “livrar” dessa “herança maldita”. (Sendo mais clara quanto a pergunta do subtópico).

Da onde surgiu a ideia do limbo?

A Igreja Católica ensinava que a alma sobrevive à morte (ensina ainda), de modo que precisava encontrar um lugar pra almas das crianças que não podiam ir pro céu por não terem sido batizadas, mas que também não mereciam ir para o “inferno”, por não ter cometido nenhum pecado, e também não tinha o que fazer no “purgatório”, por não ter cometido nenhum pecado!

E agora o que fazer? INVENTAREMOS UM LUGAR CHAMADO LIMBO! õ/’

O estranho de tudo é se inferno é ruim, céu é legal, o limbo é um lugar ruim legal mais longe de Deus? Que independência é essa rapaz? Ainda mais se tratando de bebês, quem iria cuidar deles? /cada coisa. ¬

Outra coisa estranha é que hoje quando morre um bebê, eles pregam que virou um anjo e está com Deus, mas isso não se encontra nas normas da Igreja! Ela “matou” o limbo, mas ainda não achou um lugar pra “alma imortal” dessas crianças.

Mas afinal, pra onde vão os bebês não batizados?

A Igreja não sabe responder! (poxa que chato, fiquei curiosa, agora pra onde vai aquele bebê que não deu tempo de batizar? =/)

TCHANANANAN! A Bíblia responde õ/

A Bíblia não ensina da sobrevivência da alma ao corpo. (Bah, a ciência comprova isso! Morreu o cérebro não há capacidade de sobrevivência das faculdades perceptivas do defunto!) (Atos 3:23; Ezequiel 18:4, Versão Douay-Rheims). Portanto se a alma morre, o limbo não pode existir. Além disso, a Bíblia fala da morte como um estado de inconsciência, semelhante ao sono. (Eclesiastes 9:5,10; João 11:11-14). (Legal, né? ^^)

Mas o que Deus acha dos bebês?

Ela indica que Deus considera santos os bebês que tem pais cristãos. (1 Corintios 7:14) O ensino do limbo era realmente um insulto a Deus, pois fazia dele um tirano cruel que castiga inocentes ao invés do Pai justo e amoroso que ele é. Não é de admirar que esse ensino fosse contraditório e incerto.

Ah, pessoal, isso são verdades expostas. Não há nenhum tipo de preconceito religioso aqui, ok? Respeito em primeiro lugar (:

4 comentários:

  1. Na verdade nem o inferno faz sentido, se e como igreja prega que Deus e infinita sabedoria e bondade, porque ele mandaria alguém para o "tormento eterno" do inferno...

    ResponderExcluir
  2. pois é, o inferno na realidade é uma palavra derivada do latim, por isso é interpretada como algo que está debaixo da terra. A biblia diz que Deus é amor, jamais ele queimaria alguem eternamente, porém a palavra original "Seol" do hebraico e "Hades" do grego (inferno) significam não tormento eterno, mas sepultura comum da humanidade :D

    ResponderExcluir
  3. eu só não discordo da lógica, da biblia e do que eu estudo sobre teologia. Não discuto religião (:
    deixo a dica que estude mais sobre suas convicções, particularmente não me contento com o que dizem pra mim, eu preciso buscar e ver se ha logica para eu crer em algo, seria interessante você tambem o fazer :D
    obrigada pelo comentário :D

    ResponderExcluir

* Nada de palavrões aqui, por favor.
* Seja educado e passe o respeito adiante.
* Bananas de pijamas, descendo as escadas, bananas...♫