
Ultimamente se fala muito em troll, então resolvi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e fazer um post sobre eles. Dedicado a vocês, troll’s (:
Definição:
Uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O objetivo do troll é ganhar atenção, nada mais.
Como agem os troll’s
Acendem o fogo e somem
Geralmente eles postam uma mensagem de polêmica grande já esperando uma reação em cadeia.O troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão.
São insistentes e irritantes
O que o troll mais odeia é ser ignorado, ou notar que não está conseguindo irritar a “vitima”. Ele irrita, ou “cutuca” tanto a vítima que a faz perder o controle e apelar para palavras de baixo calão, se a pessoa ceder, ela mesmo se auto-difama. (Isso soou como pleonasmo)
O pior de tudo é quando eles são cheios de falácias, ou quando discordam concordando, não tem argumento nenhum e estão lá pra ganhar IBOPE. Geralmente eu dou muita risada com troll’s assim, eles mostram algo que você deixou de lado, ou algo mais complexo sobre o assunto, só pra dizer que entende mais do assunto que você, que é um supergênio, ou os mais humildes, que é um superdotado.
Vocábulo “amplo”
Muitas vezes eles usam de todo seu vocábulo, para questionar, usam todo conhecimento, e se não tem nenhum, pesquisam, só pra ver o “circo pegar fogo” lhe expondo, contradizendo seu conhecimento ou sua formação intelectual
“A culpa não é minha”
Sempre se fazem de coitados, se fingem de educados e sempre se referem a vitima como troll para dizer que não é um troll.
Como se defender?
Os trolls nunca irão ser extintos, ainda mais na internet que é algo tão público e obviamente, todos tem o direito de expressar sua opinião, ou ficar calado. Há uma única regra para se defender dos troll’s, e poderia ser uma nova campanha: “NÃO ALIMENTE OS TROLL’S”
É só isso, se você está sendo vitima de um troll, em algum fórum, em seu twitter,
Você é um?
Claro que não é todo aquele que faz uma crítica que é um troll, cada pessoa tem uma personalidade, isso é compreensível, mas até mesmo Ted Bundy que foi um serial killer era educado, o que custa repassar a educação na hora de fazer uma crítica?
Duas blogueiras de um site de humor britânico,desenvolveram um teste para ver se você é ou não um troll. Aqui segue o teste:
Situação – Você encontra no comentário de alguém, sobre determinada matéria, uma informação fatual errada. O que você faz?
a) Respira fundo, abre um comentário com seu nome verdadeiro e escreve: “Olá, fulano, na linha tal você disse que isso, isso e aquilo, mas não é bem assim”, e explica o correto.
b) Pega essa informação errada, copia o link ou dá um Print Screen. Então, insere uma piadinha de sua autoria sobre o erro do fulano e publica no seu próprio blog. Depois, volta à discussão postando essa sua obra de arte na esperança que os demais achem engraçado.
c) Corrige o erro de fulano sem notar que, antes de você, 15 pessoas já fizeram isso.
d) Revolta-se com o pobre fulano, o chama de burro, manda calar a boca e posta ainda outras palavras de baixo calão, impublicáveis neste espaço.
Se você respondeu A: Sinta-se orgulhoso, pois você é o imã que mantém os internautas sensatos em torno de uma discussão. Sem pessoas como você, todos perderiam a fé nos comentários e em suas respectivas matérias, porque as discussões seriam um amontoado de insultos e frases sem sentido. A internet ficaria vazia em pouco tempo. Já experimentou criar seu próprio blog? É uma ferramenta e você deve ter muita coisa interessante a dizer!
Se você respondeu B: Você é um malandro promotor de si mesmo. Aproveitando-se dos erros dos outros, consegue criar algumas piadas geniais (outras nem tanto), em um espaço onde geralmente nenhum desses comentários engraçadinhos é bem-vindo. Já que o humor é a sua praia, sugerimos que você use um desses sites destinados às brincadeiras. Eles estão sempre aceitando colaborações!
Se você respondeu C: Você age como um eco, poderia para de fazer isso e começar a contribuir para a discussão. O Twitter é um bom exercício: ache uma informação construtiva em outro site e simplesmente retwitte isso.
Se você respondeu D: Aí não tem jeito, você é mesmo um Troll. Por sorte, criaram um espaço onde você se sentirá muito confortável: o Formspring. Lá não se faz nada além de perguntas pessoais, você pode gastar o dia fazendo questões engraçadinhas para que os outros respondam, e vice-versa. É uma boa se você quiser ser aceito por outros internautas sem abrir mão, digamos, de suas características.
Há alguns blogueiros, ou moderadores de comunidades, fóruns que expõe regras. Apagam comentários de troll’s. Particularmente, eu não ligo nem um pouco de comentários ou criticas de troll’s. Nem sequer apago comentários de trolls (Mas depois de pesquisar sobre o assunto acho que devo começar a fazer isso)
Como eu já li em um blog, não faço referência porque eu não tenho uma memória boa, que dizia: “Sou sim parcial, afinal o blog é meu e eu faço o que eu quiser com ele, e eu falo e posto o que eu quiser nele”. Gostei disso, e tem toda a razão, eu escrevo no meu blog porque eu gosto, não porque eu tenho que agradar quem lê.
Tanto que em algumas dicas de blogs que li, falava a respeito de deixar ou não comentários em blogs, isso fica com o blogueiro, mas é um bom “ANTI-TROLL”.
E aí? Algum troll ?
*O teste encontrei no www.hypescience.com, imagem de Guilherme Briggs, definição: Wikipédiia