quinta-feira, 22 de julho de 2010

Respostas à perguntas sobre psicopatia


O que é um psicopata?

Vem do grego psyche (mente) e pathos (doença), porém esse termo é inapropriado, visto que o psicopata é um ser (monstro, cá entre nós) consciente do que faz (consciente no sentido de saber o que está fazendo) e não é nenhum doente mental.

Psicopata é o individuo desprovido de consciência. (Essa consciência é a que pesa ou a que te deixa sem dormir quando você está endividado ou quando você fere os sentimentos de alguém, ou também quando você assassina alguém, pronto falei!) O que não sente remorso por nenhuma atitude bestial que venha a cometer, é digno de nota de que nem todo psicopata é um assassino. O psicopata é aquele que abusa da confiança e bondade de outras pessoas, não se importando com elas, somente com o próprio bem-estar. Não são nem um pouco emotivos. (Mas eles sabem encenar, são ótimos atores, lembra do caso do Guilherme Pádua? que matou a Daniella Perez? pois é, psicopata)

Como identificar um psicopata?

Um psiquiatra canadense, Robert Hare, dedicou anos de sua vida profissional para reunir características de psicopatas e criou um teste para identificação de psicopatas, denominado psychopathy checklist (PCL). No Brasil a psiquiatra Hilda Morana ficou responsável pela tradução e adaptação desse questionário, ela tentou aplicar o teste para identificar psicopatas nos presídios brasileiros e foi mais além, apresentou também a ideia de serem criadas prisões especiais para psicopatas, essa ideia se tornou um projeto de lei, porém não foi aprovado.

Prometo postar aqui, "pela bandeira dos estados..." (plagiodescaradodapiadinhadofilme"my girl"), a provável aparência de um psicopata serial killer :)

O psicopata mais conhecido pelos brasileiros, também serial killer, é o motoboy Francisco de Assis Pereira. Você não conhece? Duvido que por esse nome alguém o conheça, ele é mais conhecido como “maníaco do parque”, lembrado por mais de 76% da população brasileira. Se você tem mais de 15 anos, você também se lembra dele!

Há explicação para o comportamento desumano dos psicopatas?

Conforme explica Ana Beatriz Barbosa em seu livro “Mentes perigosas” nós nascemos com um “kit” de moralidade instalado no nosso “hardware” cerebral, ou seja, o nosso cérebro já vem provido de um mecanismo mental responsável por nossos atos generosos ou solidários, já nascemos “sabendo” o que é bom ou o que é mal, porém nossa cultura interfere no nosso comportamento. Porém tudo indica que os psicopatas (isso também é baseado em estudos científicos com a utilização da ressonância magnética funcional, RMF.) nascem com uma “desconexão” dos circuitos cerebrais relacionados à emoção. A origem da psicopatia está na incapacidade que essas criaturas têm de sentir e não de agir de forma correta.

Há, sem falar que os psicopatas possui 11% a menos da massa rosa cinzenta da parte frontal do cérebro. Nosso cérebro tem uma parte que chama "amígdala" (eu também pensei que isso fosse só aquelas "bolinhas" da garganta), que é responsável pelas nossas emoções e é aí onde eles tem um "parafuso a menos". Essa parte não funciona! Porém, isso não tem nada a ver com a inteligência do psicopata, pois essa parte é associada com a emoção, e não com o Q.I, um psicopata, pode, e muitas vezes é mais inteligente do que pessoas comuns.

Pelo menos dá pra chamar eles de "11% a menos de cérebro" ¬¬ (porque sem cérebro já é demais né?)

A promessa está feita, a mensagem está passada! E confesso que sinto medo da imagem do palhaço que introduz o post.

19 comentários:

  1. além dele tbm tem o psicótico, acredito que a diferença é que o psicótico tem as alucinações e vê coisas e faz coisas através delas... acho que é assim... dois tipos encefalopatas que merecem uma atenção nos seus estudos.

    ResponderExcluir
  2. Cabe ressaltar que os ditares aqui são pertencentes do censo comum e verdadeira realidade por de traz da psicopatia é bem mais complexa e não há somente influencias geneticas na genese desta classe psicopatologia.

    ResponderExcluir
  3. O resto eu nem comento, prefiro assim. EIOHEOIEHOIHEO

    ResponderExcluir
  4. PATHOS é uma palavra grega que está ligada ao Padecimento, ao desastre. É como uma sina, um caminho. Portanto, a associação de Pathos com a mente quer dizer que aquela é uma mente destinada à tragédia. Outra característica do Pathos é a emoção, que de certa forma evoca o sofrimento.
    Patologia vem de Pathos, mas não tem exatamente seu significado, já tem uma outra conotação.

    ResponderExcluir
  5. Li o post, e o que eu senti foi, "uma pessoa comum querendo lidar com assuntos complexos", eu sou facinado pela psicopatia e amante de livros e filmes que retratam essa psicopatologia.
    Tenho 18 anos e meu sonho é ser Psiquiatra, devo advertir que apenas de 1% a 2% dos psicopatas matou ou matará alguém, você diz que eles tem "um parafuso a menos" e "11% menos de cérebro", mas não se enganem isso só os torna mais perigoso, nem sempre perder parte do cérebro deixa alguém menos inteligente, como no caso dos psicopatas que em geral tem o Q.I bem maior que a maioria das pessoas, a quantidade de massa cefálica que eles perdem só os faz perder uma coisa: o pudor.
    Eu advirto a vocês, não temam psicopatas, pois se eles quiserem matar vocês eles irão (frase dita para os com 100 de Q.I ou menos).
    Enfim devo ressaltar 2 coisas:
    -O único teste confiável e aprovado pela ciência para comprovar psicose é o teste Rorschach. (Teste esse que não é o mencionado no texto)
    -Esse algo que o texto cita que diz ser a nossa consciência entre o bem e o mal de chama id, e sim nós nascemos com ele mas muito mal desenvolvido e evoluímos ele com o tempo.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade o psicopata (chamado de perverso na psicanálise)pode possuir um inteligência superior ou inferior, a psicopatia não interfere na inteligência,isso é um mito. Além de que esse tal Q.I apenas mede uma parte (lógico-matemática) das inúmeras inteligências.
    O teste de Rorschach serve para verificar aspectos da personalidade, inclusive a PSICOSE que é diferente da PERVERSÃO, já que a psicose é de estrutura psicótica em que o senso da realidade possui algum tipo de distorção.
    O id não é a nossa consciência do bem e do mal, ele é a parte mais primitiva e institiva ligada a busca do prazer, e nascemos com ele extremamente desenvolvido sendo mediado, pelo ego, com o desenvolvimento do superego ao longo da nossa inserção na sociedade e na moral.
    As teorias para o desenvolvimento de um psicopata irão variar de acordo com as correntes teóricas, indo desde a genética até o enfrentamento das questões edípicas.

    ResponderExcluir
  7. Bel desculpe-me a minha falha, eu confundi o id com super-ego, o id realmente está bem desenvolvido ao nascimento, sendo o id a parte "egoísta" do ser humano, que pensa apenas nos instintos básicos da sobrevivência e prazer.
    O super-ego sim, é aquele que nos faz tomar as decisões baseadas segundo nosso aprendizado perante a sociedade e os costumes que ela impõem, sendo assim o super-ego que nasce pouco desenvolvido, aliás praticamente inexistente.
    Entre esses dois elos está o terceiro o que completa a triade da teoria psicanalítica, o ego, aquele que media entre os instintos mais básicos (id) e o deveres morais (super-ego), e é ele quem conduz o homem a decisão de tomar medidas de acordo com os níveis de necessidade atuais.
    Enfim, apesar de eu ter consciência de que os psicopatas terem o Q.I mais avançado que o das outras pessoas seja considerado a muitos um mito, nós não podemos ignorar o fato de que pessoas que não tem inibição para mentiras no caso os psicopatas, tenham uma vantagem intelectual sobre os outros, e é nesse aspecto que me referia ao dizer Q.I mais avançado e não no seu significado propriamente dito pela ciência da mente.
    Porém mantenho minha opinião sobre o baixo entendimento sobre essas questões do autor do texto '-'

    ResponderExcluir
  8. Miro, concordo completamente com você na questão de esse texto possuir poucas informações sobre o assunto, acredito que esse tema deve ser tratado com muita responsabilidade, posto que as pessoas podem tender a rotular demais sintomas como psicopatia, ou até mesmo julgar ações de uma psicose como de um psicopata.
    Entretanto, ainda considero que a questão da inteligência não possui influência, o fato é que os psicopatas sentem e pensam de maneira diferente, e não superior. Focando seus atos e energia para aquilo o que lhe de prazer, que muitas vezes podem ser através de atos de transgressão, que pessoas não psicopatas não gastariam a mesma energia sobre tal ato.

    ResponderExcluir
  9. E Miro, apenas para complementar, já que você se interessa pelo assunto, existem vários testes psicológicos válidados que demonstram traços de psicopatologia e demais aspectos da personalidade. Claro que nunca se deve aplicar apenas um teste, e sim uma bateria, bem como seguido de entrevistas psicológicas, que tentarão abranger o máximo daquele sujeito. Só assim poderemos realizar uma avaliação psicológica de forma ética.

    ResponderExcluir
  10. Bel, gostaria de saber, você exerce a profissão ou algo do gênero?

    ResponderExcluir
  11. Miro, eu sou estudante do 8º semestre de psicologia.

    ResponderExcluir
  12. As pessoas que comentaram mostraram mais interação sobre o assunto que o próprio autor do post.

    Não é possível calcular a associação entre "inteligência e psicopatas", pelo fator de que nem todos os psicopatas são "contabilizados" (analisados e presos), justamente por nem todo psicopata ser necessariamente assassino.

    Na verdade, até são presos, porém não são diagnosticados como psicopatas.

    O rotulo de psicopata cai muito em cima dos assassinos "estrelas" que são poucos, e como são elaboros e casos unicos, são denotados como inteligentes, porém esquecemos dos detentos que em sua massa são psicopatas e ou sociopatas, qual não contabilizam nas estatísticas.

    Ou seja, não existe relação entre psicopata/inteligência.

    ResponderExcluir
  13. Imagina um cerebro de uma pessoa assim, e realmente algo incrivel.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo Blog, ótima postagem, se quiser me adicionar.

    http://www.direitonotadez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Na verdade não é possível afirmar que psicopatas possuem diferenças morfológicas em nível cerebral... O que as pesquisas dizem é que 30% deles possuem alguma alteração, assim como a população normal... Mas isso não é um erro seu, é uma generalização bem comum, ocorreu até no Dexter e imagino que muitos professores devem falar isso...rs. A verdade é que quando não se conhece a fundo o método científico, tende-se a tomar como verdade aquilo que ainda é mera hipótese.

    ResponderExcluir
  16. na realidade psicopatas realmente podem nunca chegar a matar alguém, em relação ao cerebro ser "menor" não quer dizer em parte alguma que ele é menos inteligente pode-se citar o caso do Ted bundy, era super inteligente e nunca levantou nenhuma suspeita quanto ao tipo de pessoa que ele era, obrigada pelos comentários e críticas :)

    ResponderExcluir
  17. Sim, esse 11% a menos é afetada a parte que se chama "amigdala" e ele interfere nas emoções, não na inteligência, há "psicopatas" que tem um QI muito mais elevado do que alguém com uma massa cerebral comum.
    Quanto ao que introduz o post, é análise do nome psicopata, ms em seguida ja digo que ele é inapropriado por um psicopata não ser um doente mental.
    Pra quem gosta do assunto, indico o livro mentes perigosas de Ana Beatriz Barbosa. :D

    ResponderExcluir

* Nada de palavrões aqui, por favor.
* Seja educado e passe o respeito adiante.
* Bananas de pijamas, descendo as escadas, bananas...♫