segunda-feira, 14 de junho de 2010

As Crianças e a Música


As crianças de hoje ouvem funk, rap, metal, etc. No meu tempo eu ouvia Balão mágico, Eliana, Angélica, Xuxa, etc.
A música manipula as crianças, que são as mais vulneráveis, e muda o comportamento delas, elas se espelham nos cantores, querem ser como eles.
Lembro-me que comecei a gostar da minha pinta na perna por causa da Angélica, gostava de fazer "xuxas" no cabelo por causa da Meneguel e até ria estranho por causa da Eliana.
O que as crianças vão desejar imitar ao ouvir "Tati quebra-barraco"?
O que crianças vão ser movidas a fazer, ouvindo músicas com palavras de baixo calão, conotação sexual, duplo sentido, músicas que incentivam ou simplesmente falam do uso de drogas?
Criança deve ouvir músicas de criança, pois é o que elas são. Pode até mesmo ser Restart, Cine, Fiuk, Justin Bieber, que não falam nada com nada, só tome cuidado para que as crianças não se suicidem, mas nunca, JAMAIS, músicas que as façam se sentir adultas, que traz o sexo como piada, que fala das sensações do uso de drogas, ou aquelas que parecem inocentes, mas de fato, são podres. Posso listar 10 músicas que nem sequer um adulto decente deveria ouvir, muito menos crianças:
10° Vida "loka" parte 1, 2, 3, 10, 90, 3000 (não importa a parte) - Racionais
9° O back está queimando - Racionais (o nome já diz o porque)*
8° Casa das prima (ou dos machos, ou dos homo ou de quem quer que seja a casa)
7° Créu (¬¬')
6° Sexo na lan house (preciso explicar?)
5° Mulher Melancia (nenhuma música presta)
4° Na pressão - Mulher Moranguinho (é a pior)
3° Roela do Eno - Teodoro e Sampaio
2° Pitoco - Teodoro e Sampaio
Minha piriquita - Forró Santana, Banda Katrina (estou corada)
Se você não quiser que sua filha, sobrinha, irmã mais nova, que seja, cresça e vire uma "mini-safada" (preferi não baixar tanto meu nível a ponto de colocar um adjetivo pior), nunca deixe-a ouvir essas músicas.
Se você não quiser que seu filho, sobrinho, irmão mais novo, que seja, cresça e vire um bandido, engravide uma menina aos dez anos de idade o proíba de ouvi-las, mas em primeiro lugar dê exemplo!
Meu desejo não é radicalizar, mas já chegou a um nível preocupante o número de crianças cantando funk's, rap's, e espelhando-se nos cantores sonhando em ser bandidos e substitutas da mulher melancia. Precisamos treinar o cérebro do "futuro" não as nádegas ou a força.
SIM! Eu me envergonho dessas músicas brasileiras, inclusive dejavu, e dou gargalhadas quando dizem que é cultura.


* em relação ao back está queimando, ele tenta passar a mensagem do que a droga pode causar, mas notei que algumas crianças interpretam essa música no sentido contrário.

2 comentários:

  1. BABY BABY BABY OOOOOOOOOOOOOOOOHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!


    hauehuaheuauheuhauheua


    Tava falando disso com uns amigos esses dias... Não se fazem mais crianças como antigamente. Eu era bobona demais e hoje o povo eh tudo precoce. Mas a culpa não é só das músicas não.. o buraco é mais embaixo.. :/

    bjo

    ResponderExcluir
  2. pois é Dani, a gente gostava de chiquititas e espiar a sua tia achando que ela era uma bruxa.
    Hoje as crianças fazem coisas terríveis, mas vê-las cantando essas músicas é a pior, e adolescentes ouvem restart e cine ¬¬
    KFAPOSDKFPOASDKFPO'

    ResponderExcluir

* Nada de palavrões aqui, por favor.
* Seja educado e passe o respeito adiante.
* Bananas de pijamas, descendo as escadas, bananas...♫